INTEGRAL CERTIFICAÇÕES AGORA É FAIRFOOD

A bola da vez
A bola da vez
A bola da vez

Publicado em

O Pré Simpósio Leite Integral, com o tema 'Bem-estar animal e a Agenda ESG', reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros que projetaram, de maneira inovadora e atenta, a Agenda ESG e as premissas do bem-estar animal no futuro da cadeia de produção de leite global.

Como preparação para o Simpósio Leite Integral que ocorrerá em outubro, o curso realizado no dia 06 de maio, em formato virtual, visitou aspectos fundamentais que asseguram conforto e liberdade aos animais inseridos nos sistemas de produção. Além de serem fortes demandas dos consumidores, as premissas do bem-estar animal fazem parte da bola da vez do universo dos negócios: a Agenda ESG.

Kate Creutzinger (University of Wisconsin) explicou como os manejos dos períodos pré e pós-parto têm impacto no bem-estar animal e na visão do consumidor sobre o tema. Julie Johnsen (Norwegian Veterinary Institute) propôs soluções práticas para orientar o manejo de separação entre vaca e bezerra na pecuária leiteira. Lily Edwards-Callaway (Colorado State University) abordou a percepção do consumidor perante temas sensíveis, como dor, transporte e métodos de eutanásia praticados nos animais. João Costa (University of Kentucky) traçou um panorama sobre os programas de monitoramento de animais e como essas iniciativas podem garantir o bem-estar animal para os demais stakeholders. Cassandra Tucker (University of California) expôs seus conhecimentos sobre a construção de programas de auditoria em bem-estar animal e como dar robustez a esses programas. Nina von Keyserlingk (University of British Columbia), por fim, discutiu o papel da indústria na resposta às demandas do consumidor relacionadas ao bem-estar animal, e compartilhou o conceito moderno de “licença social”, no qual os consumidores têm a importante atribuição de permitir ou discordar das práticas utilizadas nos sistemas de produção de proteína de origem animal.

Marcelo Cecim (idealizador do Traduzindo Vacas), Helena Karsburg (Gestora da Integral Certificações) e Flávia Fontes (CEO do Grupo Integral) conduziram as mesas-redondas com os palestrantes. O espaço contribuiu com camadas adicionais de análises e perspectivas, além de ter viabilizado a dinâmica de respostas às perguntas enviadas pelos participantes.

A maioria absoluta das mais de 500 pessoas inscritas no curso optou por assistir ao vivo e interagir com os especialistas. Na ocasião, figuras relevantes à cadeia produtiva do leite marcaram presença, incluindo pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, acadêmicos, gestores de grandes fazendas, técnicos e profissionais atuantes nas indústrias de insumos, serviços e transformação de produtos.

“O conteúdo das palestras foi extremamente rico e trouxe reflexões inovadoras sobre muitos aspectos do bem-estar animal. A adesão e a participação do público superaram nossas expectativas e mostraram, sem sombra de dúvidas, como a Agenda ESG está, todos os dias, batendo à nossa porta e como os profissionais devem estar atentos às demandas reais, conhecendo e falando sobre o tema”, comentou Flávia Fontes.

Helena Karsburg completa: “Estamos extremamente satisfeitos com a repercussão do curso, com o elevadíssimo nível técnico das palestras e, especialmente, gratos aos pesquisadores e às empresas apoiadoras do evento: Traduzindo Vacas, Inpasa, QConz, Imeve e Ouro Fino”.

Selos de garantia

“O evento é um divisor de águas no debate sobre bem-estar animal e ESG focado no leite. As apresentações foram profundas e com base científica. Ao mesmo tempo, claras e aplicadas. Nosso setor saiu na frente com essa iniciativa do Grupo Integral”.
Paulo Martins – Embrapa Gado de Leite

“Curso excelente e de nível elevadíssimo! Obrigada, Grupo Integral, por nos proporcionar conhecimento em temas tão relevantes e atualmente impactantes para todo o setor produtivo. O consumidor de hoje demanda, cada vez mais, a produção de leite sustentável e com garantia de bem-estar animal – e isso é, além de um desafio, um caminho sem volta”.
Mônica Pinho – Professora Emérita EV-UFMG

Mônica Pinho – Professora Emérita EV-UFMG

“Participar deste evento me fez ter certeza de que o bem-estar animal nas fazendas leiteiras está deixando de ser uma opção e virando condição para o sucesso ou continuidade na atividade”.

Luiz Gustavo Pereira – Pesquisador Embrapa Gado de Leite

As palestras e mesas-redondas estão disponíveis na plataforma ESGCast. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e confira!

As palestras e mesas-redondas estão disponíveis na plataforma ESGCast.

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ou acesse esgcast.com.br confira!

O Simpósio vem aí!

O Grupo Integral segue inovando ao apresentar para o setor leiteiro o assunto que norteará o futuro da atividade. A 12ª edição do Simpósio Leite Integral, à realizar-se em formato híbrido (on-line e em Curitiba/PR), nos dias 5 e 6 de outubro, será inteiramente dedicada às oportunidades relacionadas à Agenda ESG, que representa o conceito mais moderno e abrangente sobre sustentabilidade gerencial e socioambiental.

Acesse o site www.simposioleiteintegral.com.br ou aponte a câmera do seu celular para o QR Code e confira os painéis que compõem a programação do evento feito para que você entenda o cenário atual e se prepare para o futuro da pecuária.

Marque em sua agenda: 05 e 06 de outubro – o evento será em formato híbrido – online ou presencial (Curitiba – PR) .

Outros artigos